segunda-feira, 27 de julho de 2009

'Em casa', Palmeiras vence Corinthians por 3 a 0

O Palmeiras manteve a escrita em Presidente Prudente e derrotou o Corinthians na tarde deste domingo (26) por 3 a 0, com três gols do atacante Obina. O Verdão nunca perdeu um clássico na cidade e essa foi terceira vitória sobre o Timão em cinco duelos no Estádio Prudentão, onde também já houve dois empates entre as equipes.

O jogo começou com o Corinthians indo para cima, mas sem finalizar. O primeiro lance de perigo, no entanto, foi da equipe alviverde, aos sete minutos, com bela cobrança de falta de Clayton Xavier que explodiu no travessão.

Em seguida, aos 10 minutos, após escanteio da direita, o ataque alviverde desviou e a bola sobrou para Obina que completou para o gol, mas o árbitro Leonardo Gaciba da Silva seguiu um dos seus auxiliares e marcou impedimento.

O Corinthians só chegou com perigo ao gol palmeirense aos 16 minutos, com Jorge Henrique batendo cruzado, mas sem perigo para Marcos, que caiu bem e defendeu.

Aos 20 minutos, Ronaldo sofreu falta de Souza no meio de campo e caiu em cima da mão esquerda. O atacante deixou o gramado com suspeita de fratura em um dos dedos. O técnico Mano Menezes colocou o volante Moradei em seu lugar e adiantou Jorge Henrique.

O Palmeiras, com Souza, Pierre, Edmilson e Clayton Xavier dominava o meio de campo e aos 31 minutos abriu o placar. Depois de receber de Wendel, Pierre chegou ao fundo e cruzou e Obina mergulhou para cabecear a bola para o fundo do gol de Felipe. Em seguida o verdão quase ampliou com um chute de primeiro de Edmilson, da entrada da área, cujo goleiro Felipe fez boa defesa.

O Corinthians ainda marcou um gol no final do primeiro tempo, mas foi anulado porque Diogo, que completou desvio de cabeça de Dentinho, estava impedido.

Repetindo o que fizeram antes do jogo, no intervalo da partida os torcedores palmeirenses gritaram o nome de Muricy Ramalho, que levantou nas tribunas do Prudentão e acenou para os jogadores, batendo no braço.

O Timão voltou para o segundo tempo em busca do empate, mas chegou apenas com um chute de Douglas, de fora da área. Logo aos 13 minutos Clayton Xavier recebeu na área e foi derrubado por Chicão. Obina bateu e marcou, mas o juiz mandou voltar alegando invasão da área. O centroavante bateu e anotou novamente. Palmeiras 2 a 0.

O Corinthians foi todo para cima e o Palmeiras passou a explorar os contra-ataques e foi num lance desse que Obina marcou seu terceiro gol no jogo. Aos 20 minutos da segunda etapa, após ganhar lance no alto, a bola sobrou para Clayton Xavier, que entrou na área e rolou para o artilheiro empurrar para as redes.

Para complicar ainda mais a situação do time alvinegro, as 28 minutos o lateral Alessandro, que entoru no intervalo no lugar de Diogo, foi expulso após entrada violenta em Pierre.

A torcida alviverde então passou a gritar olé a cada toque na bola e a bradar o famoso canto que os flamenguistas fizeram para Obina: “Ôôô, Obina é melhor que o Eto’o...”.

No final do jogo, os jogadores foram cumprimentar a torcida que, apesar do mau tempo durante quase toda a semana em Presidente Prudente, compareceu em bom número. No estádio, foi divulgado público pagante de 29.767 torcedores, com renda de R$ 867.035,00.

Jogando em casa

Nos últimos anos, o Palmeiras já realizou nove partidas em Presidente Prudente e nunca perdeu um clássico na cidade. A única derrota foi para o Marília, por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista de 2004. Todos os outros jogos foram clássicos. Contra o Corinthians foram cinco jogos, sendo a de hoje a terceira vitória sobre os rivais (3 a 1 em 1996 e 4 a 2 em 1998), mais dois empates: 2 a 2 em 1997 e 1 a 1 pelo Paulistão deste ano, quando Ronaldo anotou seu primeiro gol após a volta aos gramados brasileiros. Também foram duas vitórias sobre o São Paulo, 3 a 2 em 1996 e 3 a 1 em 2006; e uma sobre o Santos, 1 a 0 em 1997.

Nenhum comentário: