sábado, 10 de janeiro de 2009

Tem favorito?

Será que o Campeonato Paulista de 2009 tem um grande favorito ao título? Eu diria um, não, mas dois: Corinthians e Palmeiras. Antes que os São Paulinos e Santistas de plantão saquem da chinela e profiram palavrões (respeita minha mãe hein, rapá!), eu explico:

Corinthians - Apesar de achar que o time pouco se reforçou, está embalado pelo título da série B, em lua-de-mel com a torcida e contratou Ronaldo ($$$). Trouxe o zagueiro Jean, do Grêmio, não sei pra quê, aliás, sei: para ser banco. Ele é tecnicamente fraco e um tanto lento. Sou mais Chicão e Willian. Jorge Henrique, do Botafogo, tem boa velocidade, mas também deve ficar no banco. A não ser que o mano Mano fique doido e tire o Dentinho. Túlio, que também veio do Botafogo, é, em termos práticos e imediato, a melhor contratação do clube. Um meia inteligente e com boa qualidade de passe. Formará ótima dupla com Douglas. Souza (Panathinaikos): eu teria ficado com o Herrera mesmo, mas... Escudero (Argentino Juniors): não é tudo isso que dizem, mas é versátil (zagueiro, lateral esquerdo, volante e meia), vai compor bem tanto na lateral quanto no meio. E, finalmente, Ronaldo, que se, e somente se, voltar a correr e jogar normalmente, fará a diferença. Desse jeito, temos que o Corinthians desse Paulista é a base da série B, com uma ou duas alterações. Mas, como disse, a empolgação do grupo e a força da fiel fazem a diferença.

Palmeiras - Ao contrário do que andam profanando aos quatro ventos, de todas as dispensas e saídas da Academia, a única a se lamentar é a de Leandro (talvez, Martinez, que vinha bem na defesa, mas sei não). E as contratações foram boas também. Marquinhos, Willians e Clayton Xavier são jovens e muito velozes. Velocidade que o verdão não teve em 2008, quando declinou após a saída de Valdívia. O zagueiro Danilo (Atl. Paranaense), foi a pior besteira. É lento e estabanado. Já Maurício (zagueiro, Coritiba) é ótimo, uma grande promessa. Armero, uma incógnita pra mim. Pelos vídeos que vi, parece ter muita força e velocidade, e chega bem à frente, mas só vendo mesmo. O empresário de Kléber confirmou que o grupo italiano fez o depósito e o Dínamo de Kiev deve liberar o atleta, que passaria a pertencer a um clube pequeno da Itália (não divulgado) e seria emprestado ao Palmeiras até dezembro de 2009. Cipullo deve viajar a Coritiba juntamente com um representante da Traffic para acertar ($$$) a liberação de Keirrisson antes de abril. Brandão já acertou o salário e viajou para Ucrânia a fim de pegar a liberação junto ao Shakhtar Donetsk. Problema: Lyon demonstrou interesse em Kléber e o Olympique de Marselha, em Brandão. Uma dupla com Kléber e Keirrisson seria fenomenal (com o perdão do trocadilho) no ataque palmeirense. Apesar dos pesares, ainda falta um jogador experiente e habilidoso no meio e um bom lateral direito. Luxemburgo é o mestre dos Paulistões. Com tudo isso, verdão é favorito, sim.

São Paulo - Já anunciou que o Paulista será apenas para dar entrosamento aos reforços e promover jovens da base. Prioridade é a Libertadores. Também é uma forma de o Sampa cutucar a FPF, devido às últimas rusgas. Quanto aos reforços, Wagner Diniz (Vasco) é médio, meio fraco, diria, mas pode ser que dê certo certo no tricolor. Muricy é bom nisso. Washington: sinceramente, não sei o que a imprensa vê nesse jogador. Ruim, ridículo, parece um cone. Aí eles vêm com esse discurso de que para a Libertadores é um ótimo reforço. Por quê?!? Na Liberta's não pode deixar a bola cair, é só no alto, só dá pra fazer gol de cabeça? Sinceramente, não gosto. Já Arouca é um bom volante e chega bem à frente, assim como o Hernanes. Boa dupla, hein. De habilidade. Renato Silva, do Botafogo. Meu Deus...esse é fraco.

Santos - Melhores contratações foram Lúcio Flávio, um ótimo meia, habilidoso e bate bem na bola; e Madson, rápido e habilidoso, foi o único destaque do Vasco em 2008. Triguinho e Roni (ex-fluminense) são fins de carreira. Agora, Luizinho (Flamengo) e Germando (Cerezo Osaka), sinceramente, nem conheço. Melhora um pouquinho o time que foi em 2008, mas creio que continuará intermediário.

2 comentários:

Rafael Sobieski disse...

Acho que o campeonato não tem favoritos, acredito que novamente clubes menores possam chegar ao G4 como no ano passado. Os clubes grandes estão em fase de entrosar os reforços e arrumar o time.

Anônimo disse...

Este ano, acho que os times do interior ficarão de fora.
Pra variar, um dos grandes será campeão.
Corinthians tem ótimas chances, assim como Palmeiras.
São Paulo dará prioridade à Libertadores e, só não será campeão brasileiro se for campeão do maior torneio das américas, pois assim dará prioridade ao mundial de clubes em dezembro.
Santos? cri. cri. cri.