quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Prudentão pode receber Palmeiras x Corinthians e estréia de Ronaldo

O Estádio Eduardo José Farah (Prudentão) deve receber um clássico do Campeonato Paulista da primeira divisão esse ano, possivelmente Palmeiras e Corinthians. Ao menos é o que o prefeito de Presidente Prudente, Milton Mello (Tupã), tenta e o que informa o secretário de Obras, Alfredo Penha, que recebeu alguns apontamentos do engenheiro da Federação Paulista de Futebol, Ansel Lancman, para melhorias no estádio.

“O prefeito já negocia algum jogo para março”, revela Penha. No mês de março, conforme adianta o secretário quando deve ocorrer o jogo em Prudente, estão marcados quatro clássicos pelo Paulistão, segundo a tabela da FPF. No dia 1º, Santos e São Paulo se enfrentam, mas o jogo está marcado para a Vila Belmiro, estádio do peixe. No dia 22, o Corinthians encara o Santos e, a princípio, o jogo está marcado para o estádio do Pacaembu, na Capital paulista, conforme tabela da Federação.

Já no dia 28 é a vez de Palmeiras e São Paulo fazerem o clássico e, por enquanto, a FPF não aponta um estádio, apenas que o jogo será na cidade de São Paulo. O único clássico no mês de março que está com local “a definir” na tabela da Federação Paulista é Palmeiras e Corinthians, que ocorre no dia 8, às 16h.

Caso se confirme, além do clássico, Prudente também poderá ser palco da estréia de Ronaldo pelo timão, já que a diretoria afirmou no início dessa semana que o atacante só estará apto a jogar no começo de março e classificou o duelo contra o rival Palmeiras como ideal para a estréia.

Inspeção e mudanças – O Prudentão foi inspecionado por um engenheiro da FPF para receber os jogos do Opec, na A3, quando foram apontadas melhorias a serem feitas, e também para jogos da série A1, para que mais mudanças ainda devem ser realizadas. “O estádio tem a vantagem de ser limpo, mas é necessário adequações”, afirmou o engenheiro Ansel Lancman.

Ele vai receber uma cópia do projeto de reforma completa do estádio para passar algumas orientações. “A modernidade exige que se divida a arquibancada em setores de, no máximo, 5 mil pessoas”, adiantou. No Prudentão, os setores amarelo e verde são únicos para quase 15 mil pessoas cada. No setor verde, são 12 mil lugares sem divisões. “Cada setor precisa ter vida independente, com banheiros, sala da polícia, bar, portões de entrada e saída de torcedores e bilheteria”, disse Lancman.

A princípio, o engenheiro disse que é preciso trocar as gaiolas que serviam como bar no estádio. “Isso está ultrapassado e traz perigo aos torcedores. O ideal é construir um bar em cada setor para não ocorrer tumulto”, disse.

Para se adequar às exigências da Federação, ele orientou a troca da grade metálica que divide os setores por material de policarbonato. “O Santos usa isso em seu estádio. A longo prazo, é mais vantajoso porque dá menos manutenção, já que não quebra”, explicou.

Sobre a estrutura física para receber a imprensa e autoridades em jogos de grande repercussão nacional, Lancman disse que é necessário construir um estacionamento para os diretores que vão ocupar os camarotes, cabines individuais para rádios e televisões com ar-condicionado, uma cabine grande para a mídia escrita com entradas para internet e uma copa/cozinha.

Acerca dos vestiários das equipes, o engenheiro aprovou a estrutura, com ressalvas. “Falta um local para o aquecimento dos atletas, num total de 50 metros quadrados”.

O engenheiro também orientou para a construção de uma zona mista, que é um corredor onde os jogadores concedem entrevistas aos repórteres e depois vão aos vestiários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Presidente Prudente tem tradição em realizar clássicos paulistas e o unico problema que o estádio enfrenta é a segurança fora do Estádio. A principio seria super interessante que se fizesse reformas importantes na estrutura e adequar as instalações, mas vendo friamente que a cidade não tem um time de elite e que o ultimo grande jogo aconteceu em setembro de 2006, não vejo com bons olhos essas adequações até porque isso ficará parado até que um novo jogo aconteça e se façam novos reparos.
Como prudentino gostaria muito que a cidade tivesse um time na Elite, e se assim acontecer, tenho certeza que as autoridades darão um traamento que o prudentão merece.