quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A esperança é verde

De time em crise, dúvida, "o menor dos grandes", o Palmeiras passou a líder invicto do Campeonato Paulista e sem tomar um gol sequer em três jogos. Não que tenha pintado o campeão, como muitos da imprensa gostam de profetizar no início da competição e depois, no meio do caminho, mudam de opinião (como o fizeram em relação ao São Paulo no Brasileiro). Pelo contrário, ainda está no começo do campeonato e muita coisa pode acontecer, como o Luxa querer aparecer mais que o time, igual no Brasileirão, lembram?! ("Ganho R$ 500 mil porque mereço, sou bom mesmo!... "Eu é que deveria ser técnico da Seleção!"). Então...

Bom, mas temos que analisar o que já aconteceu e o que sucede, no presente, sempre. O futuro deixemos pra imprensinha da Capital profetizar...eles gostam. Até agora o Palmeiras é o time que mais me agradou, dos grandes, nesse Paulistão. Talvez até porque o time era desacreditado e vem jogando muito bem, com velocidade. Corinthians, confesso, me decepcionou um pouco, mesmo eu já tendo alertado antes que, apesar de todo o alarde da contratação de Ronaldo, a base era a mesma da série B. No entanto, com as poucas modificações que tiveram, acreditei que o time ficaria mais veloz e com boa força ofensiva, já que a defesa é segura desde o ano passado. Tudo bem que a ausência de Dentinho e a contusão, agora, do Douglas atrapalharam um pouco, mas o time poderia render mais no ataque. Não sei, mas Souza não me agrada nem um pouco. Por que não ficaram com Herrera ao invés de trazê-lo?

Em relação ao São Paulo, não tive nenhum supresa. Nem euforia nem decepção. O time fez exatamente o que todos esperavam, uma espécie de rodízio. Testes com diversos jogadores, principalmente com os recém contratados e na dupla de ataque. Quem joga com Washington?!? O Santos, esse sim me rendeu uma boa surpresa. Há alguns dias de sua estréia eu dizia que as contratações eram razoáveis e que o time melhoraria em relação ao ano passado, mas não brigaria por títulos. Mas, depois, vieram mais alguns reforços e, com soluções até certo ponto simples e baratas, o time ficou rendondinho e está jogando bem, ao menos até agora. Tomara que o peixe se acerte de vez e retome seus tempos de glória.

Ele vale um intertítulo - Todo mundo meteu o pau no moleque (inclusive eu, várias vezes!), mas Lenny vem provando que futebol não se desaprende. Como podia aquele garoto que despontou no Fluminense estar jogando tão mal pelo Palmeiras, como em 2008? Ahá, agora ele voltou e nos três jogos em que atuou foi um dos melhores em campo (só não o foi contra o Mogi, porque Keirrisson estreou e meteu dois). Está jogando muito. Mostrando velocidade, vontade e habilidade, sem contar os passes e lançamentos certos. É bom vê-lo de volta, Lenny. Espero que continue...

A esperança é verde - Como já disse, ainda é muito cedo para afirmar algo, mas o Edmilson caiu como uma luva no time do Palestra. Com bom preparo físico e impecável na marcação, além de boa saída de bola e inúmeros lançamentos precisos, ele deu outra cara ao time jovem. Jovens, aliás, que prometem. Clayton Xavier já mostrou que tem personalidade para jogar a mesma bola que jogava no Figueirense. Três jogos, três gols! Keirrisson. Sem palavras. Atacante frio e sabe fazer gols. Quando chega na frente do goleiro, olha antes de finalizar. Me lembra Ronaldo, guardada as devidas proporções e habilidades, é claro. Outros nomes que prometem são Willians e Marquinhos, ambos vindos do Vitória. Sao rápidos e habilidosos. Boa surpresa me foi o tal do Pablo Armero. Lateral forte, veloz e habiolidoso. Ainda tenho dúvidas quanto a sua capacidade de marcação, mas esperemos. Parece ser bom. Apesar de ainda precisar de um lateral direito (Wendel mostrou que é melhor que o tal Capixaba) e mais um atacante bom, acho que esse Palmeiras pode dar samba!

Aguardemos a rodada desta quarta e de quinta, para comentarmos melhor sobre os outros grandes.

Nenhum comentário: